terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma manhã

Ele estava ao meu lado. Antes permanecia quieto, agora articulava mal algumas frases que iniciou do nada, como que para puxar assunto. Eu, por minha vez, não estava nada interessado em manter qualquer diálogo. Não naquele dia, não naquela hora.
Não obstante, tentei dar a ele um pouco de atenção, pois gostaria de recebê-lo em seu lugar.
Infelizmente, eu não compreendia tudo o que falava. Quando eu pedia que repetisse, era ele quem não ouvia.
Manteve-se falando sobre empresas, empregados, demissões, processos.
No fundo, ele falava mais consigo mesmo do que comigo. Era mais um desejo de conversar, ou quem sabe, de sentir que alguém estava o escutando, em exclusividade. Percebi que ele exteriorizava revoltas pessoais ou simplesmente apontava fatos, aproveitando de uma oportunidade de conversar com alguém que o ouvia.
Complementava suas palavras com frases feitas. Por respeito não o ignorei; por conveniência não falei demais. Não eram assuntos aos quais eu devesse concordar ou discordar. Eram notícias e eu apenas complementava suas orações com palavras quaisquer.
Com o passar do tempo, o assunto foi se dissipando.
Estávamos em silêncio quando alguém perto de nós falou sobre uma determinada morte. Um motoqueiro havia morrido em um acidente de trânsito. Era essa a notícia que ela espalhava a outras duas pessoas.
Não sei se ele ouvia o que estavam dizendo, mas eu ouvia.
Enquanto pensava se havia sido pouco atencioso com ele, se havia considerado o seu interesse em se expressar pouco relevante perto do meu interesse em me manter quieto e, principalmente, se, de alguma forma, julgava-me alheio ao que me dizia, ele voltou a falar.
Percebendo essa nova chance de ser útil para alguém, olhei pra ele e procurei transmitir toda atenção para este cidadão desconhecido, até mesmo porque, talvez fosse eu a única pessoa a fazê-lo.
Ah, mas já estava chegando a hora de me despedir.
Como seria o restante de nossos dias, eu não sabia.
Se o verei alguma outra vez, também não sei.


Dei tchau e segui meu caminho.
Ele me desejou felicidades e seguiu o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário